segunda-feira, 17 de março de 2014

O QUE É FÍSICA QUÂNTICA?


            A Física Quântica estuda o micro universo atômico e sub atômico. É uma ciência construída com os dados da razão, da matemática e dos experimentos científicos. Nisso, ela, se diferencia da mística e da religião, mas está atrelada a metafísica.
Aqui cabe distinguir METAFÍSICA de MÍSTICA. Mística trata de coisas transcendentes e inexplicáveis pela razão e não intelectualmente comunicável. O místico tem crenças apenas pela fé.
A metafísica trata de coisas transcendentes, porém captável pela razão humana e capaz de ser explicada por meio de um discurso logicamente consistente. O metafísico tem certezas por meio de intelecções e raciocínios. Os assuntos da metafísica se referem a coisas que existem na nossa própria realidade de forma mais rarefeita.
            Em qualquer que seja o nível de transcendência em que operam os fenômenos quânticos, eles podem ser intelectualmente alcançados através da realidade física e impulsionados pela razão.
            Por mais misteriosa e abstrata que possa parecer, a teoria da física quântica é real e entra em relação conosco, interagindo e participando da nossa realidade. Isso é provado e garantido por inúmeros experimentos em laboratórios, por observações científicas e pelo formalismo das equações matemáticas.
            Na nossa cultura ocidental, a ideia que temos sobre a realidade do universo físico, é determinada muito menos pelas coisas que conhecemos e muito mais pelas coisas que não conhecemos, ou seja, é a nossa ignorância que para nós determina aquilo por meio do qual definimos o que é a realidade do universo físico.
            Talvez o papel mais importante da Física Quântica, junto ao público em geral, seja o de possibilitar a compreensão de que, grande parte de tudo o que até aqui se ouviu ou viu sobre certos aspectos da realidade física – que nossa cultura vê como mistério – é apenas aquilo que não conhecemos dessa realidade: o mistério, o sobre natural, tem o tamanho da nossa ignorância!
            O mundo quântico não é um mundo de coisas, no sentido substancial da palavra, mas um mundo de interatividades e possibilidades. Nesse mundo, não existe separação entre sujeito e objeto, físico e não físico, material e espiritual; tudo coexiste numa grande unidade.
            A Física Quântica é a física das possibilidades!
Fonte: Texto formatado com base no livro A Física Quântica em Nossa Vida de Osny Ramos e
Medicina Vibracional de Richard Gerber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário