terça-feira, 20 de março de 2012

RESPIRADOR ORAL

            O que é ser um respirador Oral e quais as suas características?

            Resumidamente, ser um respirador oral é respirar mais (ou completamente) pela boca do que pelo nariz. As causas de uma respiração oral podem ser diversas, desde desvio de septo nasal a reações alérgicas.

            A natureza programou o homem para respirar pelo nariz. Se a respiração nasal estiver prejudicada e o indivíduo precisar do auxilio da cavidade bucal para respirar, pode alterar funcional e esteticamente não só a face, mas o indivíduo como um todo.

            O desarranjo da mecânica da respiração leva a alterações do equilíbrio das forças musculares torácicas e posturais. Assim sendo, existem algumas características corporais do respirador oral. São elas: assimetria torácica, ombros anter-pulsionados (ombros para frente), escápulas salientes, hipersifose (tipo corcunda), hiperlordose (curvatura aumentada na lombar e barriga proeminente), escoliose (inclinação para um dos lados, um ombro mais alto do que o outro), rotação de tronco (parece que está sempre meio de lado).
             Na face do respirador oral observamos uma assimetria acentuada entre as duas hemi faces, pois a forma altera a função e esta por sua vez altera a forma. Ou seja, ao existir um problema estrutural na face, a função ficará comprometida em algum grau. Se a função estiver comprometida, ela levará a algum grau de alteração estrutural. São observadas as seguintes características faciais: olhar cansado, olheiras, flacidez acentuada, boca entreaberta, língua larga e repousando sobre os dentes ou lábios ou no soalho da boca, musculatura facial delgada, alterações dentárias, periodonticas e esqueléticas,
E ainda podem-se juntar as características gerais do respirador oral a dificuldade de concentração, sono perturbado, dificuldade para mastigar alimentos mais duros, sonolência durante o dia, irritabilidade, hiperatividade, cefaleias (dor de cabeça), cervicalgia (dor no pescoço), ombros contraídos e dolorosos e ronco.   
     
            No próximo texto falarei sobre as implicações da respiração oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário